top of page
Image by Benjamin Child
Logo_Solving_Horizontal_Amarela_e_Branca

Artigos e Cases

Beleza e Misticidade: entenda o que está presente nas construções dos cemitérios pelo mundo

  • Foto do escritor: Comunicação da Solving
    Comunicação da Solving
  • 29 de out. de 2020
  • 3 min de leitura

Do toque fúnebre à beleza arquitetônica, os cemitérios têm espaço garantido na lista de pontos turísticos e históricos em várias partes do mundo. Construções como o Perè Lachaise em Paris, o St Louis Cemetery em New Orleans e o São João Batista, no Rio de Janeiro, são exemplos de lugares que vão além de despedidas e homenagens.

É por isso que, ao longo do tempo, o mercado funerário tem aperfeiçoado as construções de cemitérios, adaptando as características mais tradicionais ao que tem de mais novo e tecnológico, para proporcionar uma experiência mais acolhedora e simbólica aos seus visitantes.


Ao longo deste texto você vai entender um pouco mais sobre a arquitetura presente nas construções de cemitérios e espaços dedicados aos rituais de despedida. Boa leitura!


Relação atemporal


Antes de entender um pouco sobre como essas construções se desenvolveram, é importante lembrar da relação que temos com a morte e, sobretudo, com os rituais de sepultamento. Desde os primórdios, o homem elaborou diversas maneiras, de acordo com a sua cultura, para estender homenagens e preservar a memória dos seus entes queridos.

Para se ter uma ideia, o cemitério mais antigo do mundo, existe há mais de 1400 anos. O Wadi al-Salam, localizado no sul do Iraque, é o mais antigo e maior cemitério do planeta. Ele ocupa 13% do território da cidade onde é sitiado, e tem um importante significado para o povo islâmico.

De acordo com a Arquiteta e parceira de projetos da Solving, Thânmaha Bezerra, os cemitérios representam em suas construções um elo cultural com o seu povo. “Podemos caracterizar o cemitério como uma imponente fortaleza de passagem da vida terrena para um outro plano, onde sempre foi usado uma arquitetura que remetesse a um templo sagrado com esculturas, arcos e esculturas monumentais”, explica.


Características da arquitetura


Sempre quando entramos em cemitérios antigos, por exemplo, nos deparamos com esculturas imponentes, ou quem sabe, estilos específicos da região. Não é tão difícil encontrar espaços coloridos ou “caricatos” em determinados países. Essas características só ressaltam o quanto esse tipo de construção é um recorte cultural do lugar.


A especialista afirma que ao projetar um empreendimento desse segmento, é importante atentar-se à diversas possibilidades “A homenagem da memória pode ser explorada de várias maneiras nesse universo da Partida, podendo ser mantido ou adaptados os rituais tradicionais à estruturas, espaços e ambientes mais modernos, recriados com novas tecnologias sustentáveis”, descreve Thânmaha.


É exatamente explorando esse universo de possibilidades, que é possível chegar a diferentes modelos de cemitérios no mundo. Todos eles, no entanto, obedecem a mesma finalidade: promover um espaço de paz e acolhimento para quem está se despedindo ou quem está apenas visitando.


Modernidade e Tecnologia


Há quem seja um verdadeiro fã e conservador da tradicionalidade nas construções de cemitérios. Porém, a tecnologia e o toque moderno, tem conquistado cada vez mais o público consumidor deste segmento, especialmente nos cemitérios particulares.

Para Bezerra, a evolução nas construções é nada mais que uma adequação aos costumes e hábitos das novas gerações. “Arquitetura é memória, então nada mais interessante que amenizar a dor da partida criando espaços que tragam sensações de acolhimento, paz, humanização, interação dos clientes com a natureza e seus elementos, tudo isso numa estrutura moderna e funcional”, defende.

Entre os cemitérios que “abusam” da tecnologia, está o Ruriden, localizado no Japão, onde há um fascinante columbário que guarda os restos mortais dos entes queridos em pequenos cristais de buda, em um ambiente repleto de iluminação e estrutura mística. É absolutamente fascinante.

Também há, aqui no Brasil, cemitérios que estão utilizando a modernidade e tecnologia, além de construções sustentáveis, para possibilitar uma experiência agradável e acolhedora. O Memorial A Viagem, assessorado pela Solving Consultoria, é um exemplo de espaço que promete ser um dos cemitérios mais modernos da Região Nordeste.

Projeto digital do Memorial A Viagem

Independente se o seu público é mais conservador ou moderno, e é importante observar isso antes de começar a projetar o novo empreendimento, há sempre uma boa maneira de idealizar e estruturar uma construção que acolha a todos os públicos. Não esqueça de buscar um especialista no assunto, além de também de poder contar com uma assessoria que te auxilia no passo a passo do negócio.


_____

Quer entender mais sobre o mercado funerário? Acompanhe nosso blog. Gostaria de saber como investir e começar um empreendimento novo? Entre em contato conosco!


Comments


bottom of page