top of page
Image by Benjamin Child
Logo_Solving_Horizontal_Amarela_e_Branca

Artigos e Cases

Finados - Como os cemitérios transformaram um dia “triste” em uma experiência mística e positiva

  • Foto do escritor: Comunicação da Solving
    Comunicação da Solving
  • 12 de nov. de 2020
  • 3 min de leitura

Atualizado: 17 de nov. de 2020



No último dia 2 de novembro, as famílias de todo o país se reuniram para homenagear os entes queridos que já partiram. A data de Finados é um dos principais e mais respeitados feriados do ano, dedicado a homenagens e orações. Cemitérios de todos os lugares do Brasil, preparam o espaço para visitas e cerimônias religiosas.


No entanto, diversos grupos funerários buscam oferecer uma programação que vai além do tradicional, proporcionando experiências significativas e inesquecíveis para os visitantes. Especialistas em luto classificam o dia de finados, sobretudo, como um dia de partilha, onde sentimentos, como: dor, saudade, amor e gratidão, são expressados coletivamente. Quando as empresas que atuam dentro do mercado funerário personalizam essa data, oferecendo atividades que privilegiam esses sentimentos, a vivência deste momento passa a ser mais leve e, muitas vezes, mais desejada pelas famílias.


Neste texto vamos listar alguns exemplos de experiências em cemitérios pelo Brasil. Boa leitura!


O desafio do distanciamento


Se a saudade já era marca do dia de finados por relembrar a ausência dos entes queridos, ela foi ampliada pela necessidade de distanciar-se dos familiares que se reencontram neste dia para as tradicionais homenagens. Com as regras de distanciamento social, as visitas aos cemitérios receberam uma série de restrições, e gestos de carinho, como o abraço, passaram a ser evitados.


Ainda assim, outras formas de expressar as emoções foram adotadas. Confira abaixo alguns exemplos.


Cinema drive-in e Jardim Virtual


O Grupo Primaveras, localizado em Guarulhos - SP e um dos maiores do país, anualmente personaliza o dia de finados e conduz os visitantes a explorarem diversas maneiras de homenagear seus entes queridos. Com as limitações deste ano, o cemitério organizou um Jardim da Memória virtual, com cerimônias e eventos em forma de lives, para que todos pudessem ter acesso, sem correr grandes riscos.


Além disso, também foi exibido um filme em formato drive-in. A atividade intitulada “Noite das Luzes”, foi bem elogiada pelos visitantes. Uma nova maneira de vivenciar e expressar as emoções com o uso da tecnologia.




Painel de homenagens virtual


No Memorial Necrópole, localizado em Santos-SP, além das tradicionais cerimônias realizadas online, o cemitério também criou um painel virtual para acolher mensagens de carinho dos familiares para os seus entes queridos. As mensagens ficavam expostas em uma espécie de painel em formato de coração.




Live musical e homenagens ao vivo


No Parque da saudade, localizado na cidade de Caucaia-CE, uma live com música e diversas homenagens marcou o “Dia da Saudade”, intencionalmente renomeado pelo grupo funerário. O evento foi dividido em vários momentos que também incluíram orações e as tradicionais cerimônias religiosas.




Independente da forma (virtual ou presencial), tem sido cada vez mais frequente a personalização do dia de finados, trazendo atividades diversificadas, que promovem uma experiência significativa para os visitantes.


Os que têm contato com esse tipo de vivência, passam a experienciar o dia de finados de outra maneira, assim como todo o processo de luto. Por isso, é tão importante que as empresas que atuam neste mercado, passem a olhar para esta data como uma oportunidade de oferecer um dia diferente, aproveitando também para apresentar ao grande público boa parte dos seus serviços. E o mais importante, planejar tudo com antecedência.

 

Quer conhecer mais sobre serviços cemiteriais? Entre em contato conosco. Temos o know-how que sua empresa necessita.


Quer ler mais conteúdos como esse? Acesse nosso blog.


Comentarios


bottom of page