Cremação: cresce a procura e diversidade das cerimônias no mercado funerário
- Comunicação da Solving
- 6 de out. de 2020
- 3 min de leitura
Se engana quem pensa que as cerimônias de cremação são uma invenção da idade moderna. Os rituais existem há mais de três mil anos, e têm significados diferentes em diversas culturas ao redor do mundo. No Brasil, a procura por cerimônias desse tipo cresce a cada ano, e por isso, o mercado tem investido mais na construção e estruturação dos crematórios.
Quer entender melhor como as cerimônias de cremação se expandiram pelo país? É só seguir conosco na leitura.
Assunto tabu
Além da morte ainda ser um grande tabu no Brasil, falar sobre as cerimônias de despedida, sobretudo as cremações, sempre foi uma barreira em nosso país. Além disso, algumas religiões populares, como a católica, por exemplo, proibiam as cerimônias de cremação até a década de 90. Esse foi, inclusive, o marco de mudança no consumo de cremações no território brasileiro.
Com a autorização do Vaticano para realização de cremações entre famílias católicas, a procura no Brasil aumentou, e com ela, a construção de crematórios teve um salto exponencial. Para entender melhor sobre essa mudança, é só baixar o eBook Negócios Funerários: Crematórios.
Cerimônia de cremação
Imagina que você tenha um cemitério e, repentinamente, começam a chegar pessoas buscando por uma cerimônia de cremação, ao invés de optar pelo sepultamento, que é mais comum. Foi assim que donos de grandes cemitérios no Brasil, na década de 90, viram a oportunidade de começar a oferecer cerimônias de cremação no seu estabelecimento.
No entanto, além de simplesmente oferecer o serviço, o mercado de cremações adotou a versatilidade e modernidade nas cerimônias. Substituir as urnas grandes de madeira, por pequenas urnas cinerárias, possibilitou a personalização das cerimônias, fazendo com que a despedida se tornasse ainda mais humana e simbólica para as famílias.
Tecnologia
Por serem realizadas comumente em local fechado, o uso da tecnologia se tornou um alicerce para cerimônias de cremação. Com recursos de sonoplastia, luz e imagem, grupos funerários passaram a explorar os sentidos humanos para dar um toque ainda mais pessoal e emocional às despedidas. Cerimônias video mapeadas, homenagens audiovisuais e ambientes com tecnologia 6D são alguns dos exemplos de como a tecnologia tem entrado para ficar nesse mercado.
Diversidade nas Urnas
Outra ponto que conta positivamente é a diversidade de urnas cinerárias. Tamanhos, cores, modelos e personalizações diversas chamam a atenção das famílias que buscam algo mais individual como homenagem. Já existe a possibilidade de adquirir jóias, como pingentes, pulseiras e até relicários onde pode-se armazenar uma fração do conteúdo das cinzas do ente querido.
Além disso, há também a possibilidade de personalizar as urnas mais comuns, para que fiquem expostas em locais da casa, como falamos acima, ou até mesmo nos columbários (espaços específicos para urnas cinerárias em cemitérios).
Custo
Apesar de, em diversos filmes e novelas, as cremações aparecerem em cenários de grupos sociais de elite, custam menos que os sepultamentos. Em média, o valor é 70% mais barato, o que torna mais rentável investir na construção de crematórios.
A economia também é ampliada quando pensamos na portabilidade das Urnas Cinerárias. Existem famílias que escolhem jogá-las em locais afetivos para o ente querido, ou até expor em algum lugar da casa. Isso faz com que economizem com taxas de manutenção cemiteriais, por exemplo.
Columbários
Como também destacamos acima, alguns cemitérios costumam construir espaços específicos para exposição das Urnas Cinerárias. Geralmente esses lugares são chamados de columbários, e podem ser estruturados de diversas formas.
Existem os mais tradicionais, que ficam em salinhas separadas e são formados por prateleiras, até os que tem formato de árvores ou estruturas mais modernas, aprimorados com luzes e uma ambientação que reúne a sensação de paz.
Independente do tipo de cerimônia, as cremações estão se tornando uma opção rotineira na vida dos brasileiros. E tanto os consumidores como os empresários do segmentos, estão descobrindo as vantagens de optar pelo serviço.
Quer entender melhor sobre o Segmento Funerário? Confira nosso blog! Lá temos vários conteúdos sobre o assunto.
Quer saber como investir em um cemitério ou crematório? Entre em contato conosco! Somos uma consultoria especializada no segmento.
Comments