top of page
Image by Benjamin Child
Logo_Solving_Horizontal_Amarela_e_Branca

Artigos e Cases

Empresas funerárias investem em serviços de preservação da memória dos entes queridos

  • Foto do escritor: Comunicação da Solving
    Comunicação da Solving
  • 19 de mar. de 2020
  • 3 min de leitura

A memória é um dos bens mais valiosos da vida. Independente da religião, classe ou tribo social, as pessoas geralmente se preocupam em como ou pelo quê serão lembrados. Pode ser através de uma música, projeto social, estilo de vida, ou até mesmo uma peça de roupa. Aos poucos, objetos e ações se transformam em um marco pessoal, que pode sim ser eternizado.


Foi pensando nisso que empresas funerárias passaram a investir na memorialização, processo que consiste na perpetuação da memória de pessoas ou objetos. Nesse contexto o mercado funerário resolveu apostar na ressignificação das lembranças deixadas pelos entes queridos, transformando-as em produtos e serviços. O resultado vem agradando clientes e inspirando outras empresas a criarem novos serviços. Listamos alguns exemplos abaixo.



Monumentos e obras de arte


Estrelas coroadas por capitéis, esculturas em relevo, florões, vasos de argila, esfinges. Essas e outras obras já eram utilizadas por várias civilizações da antiguidade para eternizar a vida dos que partiram. Antes a homenagem era mais específica para heróis e pessoas políticas. Atualmente é possível encontrar empresas especializadas em criar lápides e estátuas personalizadas para cemitérios mais tradicionais, quadros, ou até mesmo vasos moldados em ouro para o depósito

de cinzas.



Diamante in Memoriam


Com a tecnologia desenvolvida pela empresa suíça Algordanza, é possível criar diamantes a partir das cinzas de um ente querido. O cliente pode escolher a versão bruta da pedra ou lapidada para ser utilizada como parte de uma joia. O produto final não tem um preço tão acessível, mas com certeza é uma forma de eternizar a memória de um ente por várias gerações.



Relicarium


O Relicarium é uma caixa personalizada que tem a finalidade de reunir os objetos que relembram o ente querido em vida. Em alguns casos ela é sepultada junto com a urna. Em outros ela fica exposta como uma lápide, e a família tem a opção de ir adicionando mais objetos. Alguns consideram a caixa como um meio de enviar mensagens e homenagens para o céu.



Columbário


A escolha pela cremação tem aumentado bastante no Brasil, e em algumas situações a preocupação dos familiares nesse processo é não poder dispor de algum espaço onde possa visitar e prestar homenagens. Foi pensando nisso que algumas empresas optaram por disponibilizar um columbário, que consiste em um ambiente para depositar as urnas com as cinzas dos entes queridos. Muitos cemitérios chegam até a oferecer a personalização dos espaços familiares e utilizam recursos tecnológicos para que o columbário torne-se mais humanizado.



Jardim das Memórias


Característico de cemitérios parque, o jardim das memórias geralmente é disponibilizado na área externa. Pode ser composto por árvores familiares adubadas com as cinzas dos entes queridos, árvores artificiais, totens ou outros objetos que simulam a existência de um jardim. O maior objetivo é que as famílias possam encontrar uma forma diferente de homenagear seus entes queridos.


 

Esses são só alguns exemplos de como serviços e produtos baseados na memorialização podem ajudar a ressignificar o processo de luto. É importante ressaltar que ideias como essas precisam ser bem construídas e orientadas por um serviço de psicologia especializada. Uma empresa que está preocupada em criar uma solução para que o cliente possa lidar melhor com a perda, e até mesmo preocupar-se em preservar a memória dos entes queridos, sai a frente de quem entrega apenas o serviço tradicional.


É necessário entender que neste segmento a empresa que presta o serviço está fazendo parte de um processo marcante que envolve a perda vivenciada pelas famílias enlutadas. Uma gestão bem assessorada, com foco na humanização do serviço, faz toda a diferença na vida das famílias e pode ajudar a transformar o momento de dor em um meio de eternizar positivamente as memórias.

Comments


bottom of page